O que é um Atributo de Deus?
Os atributos de Deus são as características ou traços enigmáticos e infinitos do Ser Divino - tais como Amor, Bondade, Omnipotência, Eternidade, Justiça, Compaixão, Infinidade, etc. - sem os quais Deus Pai não poderia ser concebido ou pensado.
Embora muitos de nós acreditem total e profundamente que existem certos Atributos de Deus, tais como os que foram mencionados, e ainda que, tal como muitos filósofos consideraram, intuimos que estes Atributos de Deus existem realmente na eternidade e são sem dúvida algo específico, contudo, podemos perguntar-nos o que é realmente este "algo".
O aspecto essencial que é revelado pela primeira vez neste planeta é o facto de que, na realidade, cada Atributo de Deus é, e permanece para sempre, uma energia subtil e sublime que apresenta uma frequência de vibração que nunca se modifica!
Podemos capturar no nosso universo interior cada um dos Atributos de Deus
Como todos sabemos, nós, seres humanos, fomos criados por Deus à Sua imagem e semelhança. Se reconhecermos a imagem de Deus devido aos Seus Atributos, a semelhança segundo a qual fomos criados mostra-nos que todos os Atributos de Deus são acessíveis para nós e podem ser conhecidos e sentidos por nós, seres humanos, de uma forma directa, inefável, intuitiva, e mesmo no nosso próprio ser. Isto só acontece quando são criadas condições adequadas dentro do nosso universo que tornam possível o desencadear um processo de ressonância oculta com a energia específica, subtil e sublime de um Atributo de Deus.
Para explicar brevemente a ressonância oculta por analogia com a ressonância electromagnética, exactamente como sintonizamos um dispositivo de rádio no comprimento de onda exacto de uma determinada estação, e depois podemos captá-la desde que esta sintonia seja mantida em condições óptimas, da mesma forma que é possível receber, no nosso universo interior, a energia específica, sublime e subtil de um determinado Atributo de Deus, criando certas condições favoráveis no nosso ser.
A captação desta energia subtil manifesta-se pela emergência de um poderoso estado interior específico, que torna possível sentir, conhecer e experimentar plenamente a realidade enigmática de um certo Atributo de Deus. Continuamos a ter acesso a esse Atributo de Deus e até a aprofundar gradualmente a Realidade de Deus, desde que o processo de ressonância oculta seja mantido em condições excelentes, ou mesmo óptimas.
"Deus é amor." E não é só isso ...
Um dos Atributo de Deus a que muitos de nós têm acesso mesmo quando não vemos o que está a acontecer além das aparências, é o Atributo de Deus do Amor de Deus. A existência deste tem levado muitos santos, grandes sábios e avançados yogis a dizerem unanimemente, sem hesitação, que acima de tudo Deus é Amor, e que o Amor intenso, profundo, puro e infinito, é Deus. Fundamentalmente, este Amor de Deus é, por sua vez, uma energia subtil e sublime distinta, que apresenta uma frequência de vibração que nunca se modifica.
Alguns de nós apercebemo-nos que o amor é uma energia, e que esta energia transporta sempre certas mensagens secretas, certos componentes refinados e sublimes, que são sempre específicos da energia de Deus do Amor e que, quando recebidos no nosso universo interior, ao desencadear certos processos de ressonância oculta, geram no nosso ser transformações enormes, profundas e muitas vezes definitivas. Tal como o Atributo de Deus do Amor de Deus é uma energia sublime e inefável que apresenta uma frequência de vibração que nunca se modifica, também os outros Atributos de Deus são, de facto, energias subtis e sublimes, cada um tendo uma certa frequência de vibração que nunca se altera.